terça-feira, 18 de setembro de 2018

Pormenores do Jogo do King


                                                    KING  -  MYKYS        

ALGUMAS DICAS SOBRE O JOGO

1- Trata-se de um jogo individual de pontos ganhos e perdidos, portanto cada jogador apenas deve " tratar da sua própria pele" durante cada encontro.
2- O ponto anterior não invalida alguma hipótese estratégica pessoal de ataque ou defesa perante contendores mais directos em presença na mesa.
3- Não interessa apenas ganhar Kings, mas também preservar a melhor gestão possível de pontos, face às regras vigentes do resultado final em cada encontro.
4- Regra básica de qualquer jogo: "Aproveitar o máximo quando a maré de jogo é favorável e minimizar danos quando essa maré é desfavorável", quer numa partida quer em toda a jornada em causa. Para este objectivo a concentração é indispensável.
5- Não facilitar ( desleixar ) quando o jogo parece assecivel, pois há muitas surpresas relacionadas com a distribuição de cada mão de jogo, nem arriscar demais quando a mão nos é desfavorável, pensando que podemos ter sorte.... Às vezes até acontece mas não é sensato que um jogador experiente conte muito com isso...
6- Dicas de nomenclatura úteis para exemplos práticos que serão apresentados:
                   * Chicana = ausência de um naipe (ou mais) em determinada mão de jogo
                   * Chorrilho = 7 ou mais cartas dum mesmo naipe (6 é quase um chorrilho)
                   * Singleton = 1 única carta dum naipe
                   * Doubleton = 2 cartas dum naipe
                   * Flecha = Série de cartas seguidas num naipe. (10,9,8,7,6,5 por exemplo)
7- A avaliação de cada jogo, seja para positivos seja para negativos deve ser ponderada de forma estratégica para obtenção do melhor resultado. Existem probabilidades de jogo mais fortes do que outras e é disso que poderemos falar em avaliação.
                    * Alguns exemplos:
                    * Por norma se eu sair com um singleton ( para me livrar daquele naipe e depois baldar qualquer carta negativa desse naipe), tenho menor probabilidade de aquele naipe voltar à mesa pela mão de outro jogador, ao contrário do que um jogador menos experiente possa pensar. Tenho mais hipótese de esse naipe vir à mesa e até de forma repetida, se eu não tiver denunciado esse interesse de jogo. Dito de outra forma, quanto mais eu puder esconder o meu interesse de jogo, mais subirá a probabilidade de ter sucesso.
                    * Sempre que eu tiver um naipe seguro para conseguir passar a mão ( carta ou cartas baixas nesse naipe), não devo iniciar jogo nesse naipe pois dessa forma ficarei sem "defesas de jogo ". Sem defesas fico mais vulnerável, salvo se for indiferente na minha análise de jogo.
                     * Na 2ª parte do King ( Festas ), a avaliação de cada mão de jogo é ainda mais importante. Se tiver um jogo neutro não devo oferecer nada e aguardar. Não esquecer que cada vasa em jogo para nulos equivale a 3 ou 4 vasas positivas. Esta realidade implica:
                     * Jogo neutro: previsão não superior a 4 vasas negativas, sem jogo especial para positivos. ( Sem cabeças, chorrilhos ou flechas...)
                      * Um jogo neutro ou quase neutro é ainda mais seguro, com flechas de início médio, devendo jogar esse naipe logo que seja eu a iniciar, precavendo que baldem cabeças desse naipe.
                      * Só devo oferecer vasas para nulos perante jogos muito seguros. Caso contrário é preferível passar. Salvo estratégias particulares que pessoalmente não reconheço como úteis.
                      *  Perante jogos " perigosos para nulos " devo oferecer minimizando prejuízos dessa jogada. Devo lembrar-me por exemplo  que 7 vasas em nulos ( 200 pontos negativos ) equivale a ter dado 8 para positivos e ter feito 0 vasas! Pode dizer-se também às vezes ( eu também digo ) que tive azar na distribuição, arrisquei e correu mal, etc.,etc., mas ganha-se mais vezes com melhor ponderação.
                       * Por outro lado, se o jogo não tiver riscos ( neutro ou similar ) vou oferecer para quê? Normalmente faria mais pontos sem oferta. Mesmo em casos de chorrilhos, acompanhados de singletons ou doubletons, devo ponderar o limite da minha oferta, sob pena de beneficiar terceiros, sempre adversários.

8- OS MELHORES JOGOS
                         * Jogos BICOLORES OU TRICOLORES, são normalmente os melhores jogos de valoração bivalente, pois podem ser úteis quer em jogo negativo quer em positivo, desde que existam cartas altas e baixas na sua constituição.
                          * Que devo fazer? Se a festa for minha escolho a via que pareça mais valia, positiva ou negativa. Se a festa for dum adversário devo ponderar se entro ou não no leilão ( estratégia contextual ). Na duvida não devo intervir.
                          * Outro casos:  a) Preciso de pontos é a minha festa e não faço mais que 2 vasas em nulos, então exijo 8 vasas, ou (melhor ainda) parou o leilão e oferecem 1 ou 2 para nulos. " Agradeço aos deuses e aceito. ( Nota: mesmo já sem precisar de pontos no King se tiver certeza, devo exigir 8 ).
                                                   b) Na 1ª parte do King em que tudo é jogo para negativos, os melhores serão sempre os jogos de cartas baixas. Mas atenção "às defesas" e ordem de jogo, mesmo que com sacrifício de vasas, copas, damas ou Homens, etc. Tenho de avaliar de forma permanente o mal menos, defendendo pontos, pois mesmo duques ou ternos podem " lavar co damas, homens, King ou 2 últimas".

9- PIORES JOGOS
                            * Jogos de muitas cartas altas na 1ª parte do King, ou em jogo negativo na 2ª parte.
                            * Que fazer nestes casos? aplicar o nº 4 deste texto, minimizando danos. Muitas vezes logo que tenha a minha vez de saída de carta de jogo, devo procurar fazer as minhas vasas inevitáveis ( em principio e sem informação adicional), mesmo fazendo algum volume de pontos negativos, mas evitando danos maiores se estiver a fugir, sem responsabilidade. Os jogadores mais experientes sabem bem disso e por isso ganham mais vezes.
                             * Se eu confiar apenas na minha sorte de jogo, esperando que corra bem, estou quase sempre a aumentar em alta, a probabilidade de correr muito mal...!!!
                             * Caso frequente: Já não ganho o King, estamos na ultima festa, tenho jogo alto ou médio alto e no entanto passo, para ver o que acontece. Eu respondo o que acontece em 80% dos casos: perco muito mais pontos do que deveria e, muito importante, a vida do King não acaba ali,ou seja empenho o futuro ao jogar muitas vezes desta forma. Não é critério.

10- Regra única: Cada naipe tem 13 cartas, não esqueça. A contagem é essencial!.
                          Caso não queira contar, tem direito, mas não se queixe.    DIVIRTA-SE

                                                                                                             Por: Eduardo Henrique Pinto







Sem comentários: